terça-feira, 31 de maio de 2011

O Povo Bom - Fadas


Os celtas ocuparam uma região considerável e tinham grupos bem distintos entre si, então falar de fadas é algo complicado(assim como quase tudo) e para resolver este problema vou me ater as irlandesas.

A palavra fada abrange um significado mais amplo do que se tem hoje em dia (daquelas criaturinhas que vivem nas florestas, boazinhas, com asinhas de insetos.). Mas, porem, entretendo, por outra via, fada é uma designação para espíritos naturais – não divinos – que habitavam todos os lugares, sendo dividida em dois grandes grupos: As fadas solitárias e as fadas que vivem em reinos.

O primeiro grupo não tinha o habito de ter muito contato umas com as outras, e sendo de uma variedade maior de seres do que o segundo. Também tinha um apresso e uma curiosidade maior pelo mundo humano do que as demais.

As que viviam em grupos tinham pouco interesse para algo ‘externo’ a seus mundos, sendo amantes da beleza e das artes e vivendo apaixonadamente cada dia. Mesmo que evitem os humanos, muitas vezes acabam por encontra-los – em situações diferentes – e com o resultado desses encontros sendo imprevisível. Não são boas nem más, não seguem nenhuma lei racional além de suas próprias vontades. São invisíveis aos olhos humanos através de feitiços próprios, evitando enxeridos humanos, e não humanos.

Neste post, dedicarei mais atenção as fadas que vivem em grupo, já que será um post só (as fadas solitárias são tantas que terão muitos outros post no futuro).





O amor pela musica e pela perfeição são traduzidos em inumeros fatos sobre sua vida e seu ser. A começar pela musica e dança, duas de suas paixões mais fervorosas. As fadas de reinos tem o dom para o canto, dança e qualquer instrumento existente – tendo preferência especial pela harpa e flauta/gaita de fole – com as quais criam musicas que encantam os humanos, estimulando os mais intensos sentimentos, podendo leva-los a loucura (no texto também diz morte mas achei um pouco forsação de barra XD). Os humanos que conseguiram ouvir de sua musica e contar as outros afirmam que apenas a musica celestial é capaz de se comparar a arte desses seres.

Os reinos de fadas num geral estão em festas longas – intermináveis – das quais quaisquer interrupções externas serão severamente castigadas. Uma vez sendo ferido por uma fada, nenhum medico será capaz de cura-lo, a não ser uma fada – em geral quem fez isso. Esse não é todo o lado ruim delas (ainda vem mais.)

Como amantes da beleza, os humanos que escolhem, homens ou mulheres, por seus dotes, podem ser seqüestrados pelas fadas e apenas serão devolvidos quando toda sua beleza for levada pelo tempo. Nesse período, normalmente deixam um feitiço para trás, que trará prosperidade para a família que perdera alguém para as fadas.

São sempre belas, amantes da beleza e repudiam tudo que lhes parece feio, imperfeito ou vulgar. Chegam até mesmo a abandonar suas crias quando essas não atendem as expectativas sob os cuidados dos humanos, roubando-lhes um bebê belo para colocar no lugar do ser imperfeito que tiveram. Ou seja, toda e qualquer fada desse tipo é impecavelmente bela, proporcional e irresistível aos sentidos humanos. São sofisticadas, educadas e exigem que assim sejam com elas. Ter bons modos pode garantir a qualquer um ser deixado em paz pelo povo bom.

Por ultimo, e não menos importante, algo que a maioria das pessoas quando pensam em fadas não imaginam que elas gostem: Guerra.

Não existe um padrão de motivos pelos quais os reinos entram em conflito, acreditando-se que talvez seja pelo prazer de guerrear e serem ‘superiores’ (por que isso me lembra os humanos?).

Seu campo de batalha pode ser qualquer lugar, até mesmo a casa de alguém, que não vai ter problemas para identificar o que aconteceu por ali - já que provavelmente não vai sobrar um nada de pé – mesmo que sejam incapazes de verem os combatentes.

Post de merda eu sei! Uma hora eu aprendo a escrever essa joça direito!uú’

Mas espero que tenham conseguido captar a essência da coisa, já que ta REALMENTE resumido.

As informações pra esse post vieram basicamente do livro da Angélica Varandas (mitos e lendas: Celtas). Qualquer outra informação não contida aqui não significa que não seja valida também. Peço encarecidamente que tenham maturidade na hora de fazer algum comentário, e ficarei feliz com mais informações se por acaso tiverem.

Qualquer ser malcomido que criticar por criticar será devidamente ignorado.

1 comentários:

Grafin disse...

Fadas, fadas, fadas! Coisas que de fato não sabia sobre elas (e muitas que já tinhas me falado antes!).
Adorei! E um dia me emprestas o teu livro. u_u
Beijos <3